UTILIZAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA LEVE-DURA PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE COM CUIDADORES DE IDOSOS

Michelly Silva da Costa Linhares, Francisco Arlysson da Silva Verissímo, Maria Gerlandia Lopes de Saboia, José Siqueira Júnior Amorim, Francisca Maíra de Sousa Mel, Francisca Nellie de Paula Melo

Resumo


Introdução: O estudo em questão foi desenvolvido a partir de uma educação permanente em saúde com cuidadores de idosos sobre a prevenção de lesão a pacientes retidos ao leito, sem mobilidade física, ocasionando a Lesão por Pressão. Objetivo: Relatar a experiência da utilização de uma tecnologia leve-dura para auxiliar no processo de aprendizagem de cuidadores de idosos na prevenção de lesões por pressão. Método: Trata-se de um relato de experiência. A educação permanente aconteceu em uma Estratégia Saúde da Família no município de Crateús, no mês de outubro de 2017, durante as atividades práticas da disciplina de Saúde do Idoso O material utilizado foi construído por acadêmicos de Enfermagem do 6º período de uma Instituição de Ensino Superior do interior do Ceará. Participaram 06 acadêmicos de enfermagem, 02 professores do curso e 10 cuidadores de idosos. Resultados: Utilizou-se um painel ilustrativo com a imagem do corpo humano para auxiliar na ilustração dos locais mais comuns do aparecimento das lesões por pressão, onde é possível elucidar os entendimentos sobre cada fases, desde o surgimento da lesão até o aparecimento de necrose, como consequência do não-tratamento, além disso, foi confeccionado adesivos com a imagem das diversas fases da lesão nos quais era possível grudar nas partes do corpo, que auxilia na identificação da fase e do local de possível lesão. Durante a exposição dialogada, aconteceu uma interação entre os discentes e os cuidadores, os mesmo apresentavam um conhecimento prévio, e com a utilização da tecnologia favoreceu o processo de empoderamento de conhecimento por parte das cuidadoras e assim uma melhoria na assistência prestada aos idosos, principalmente nas ações de prevenção das lesões por pressão. Conclusão: A inserção de métodos alternativos de estudo facilita o processo de ensino-aprendizagem pois demonstra eficiência na absorção de informações e conhecimento entre o principal público.

Palavras chave: Enfermagem. Assistência à Saúde do Idoso. Lesão por Pressão.


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