Apresentação

Tiago Barbosa Souza

Resumo


De acordo com Foucault, o corpo é o lugar absoluto, a partir do qual e contra o qual se produzem todas as utopias. É em torno dele que as coisas estão dispostas, é em relação a ele que há um acima, um abaixo, uma direita, uma esquerda, um diante, um atrás, um próximo, um longínquo. Segundo o filósofo, o corpo é o ponto zero do mundo, lá onde os caminhos e os espaços se cruzam. (2013, 7-14) Isso explica por que o corpo está no cerne de tantos questionamentos metafísicos e se encontra representado em grande parte das produções artísticas da história humana.

Na literatura, o corpo é recorrentemente referido ou representa a matéria mesma da obra. Muitos teóricos se dedicaram à reflexão sobre os mais diversos aspectos da corporeidade na arte e nas relações sociais, tais como Deleuze, Derrida, Foucault, Agamben, Merleau-Ponty, Sartre, Courtine, Queval, Detrez e vários outros. Essas abordagens do corpo o colocam no eixo entre diferentes ciências cuja consonância frequentemente se realiza na literatura. A própria relação entre escritura e leitura, cujo processo transita entre virtualização e atualização, se faz através da atuação subjetiva de corpos humanos perante a realidade. Estudos contemporâneos brasileiros têm ressaltado essas e outras relações de corporeidade consonantes com a literatura. É o que se observa na seleção de artigos que o segundo número da Revista Contramão traz a público.

A proposta deste número da revista de promover um diálogo entre literatura contemporânea e as mais diversas áreas do saber e perspectivas teóricas foi contemplada com as contribuições de pesquisadores brasileiros sobre temas variados, relacionados a teoria e crítica literárias e seus diálogos com a sociologia, a filosofia, o teatro, a dança e o cinema, todos desenvolvendo frutíferas reflexões sobre o corpo e a corporeidade. Os contos, poemas, romances e outros gêneros que compõem o corpus dos estudos disponíveis neste número, em que o corpo aparece como eixo central, ilustram a natureza interdisciplinar da proposta.

Desse modo, obras importantes são elencadas nos artigos aqui reunidos. Autores como García Lorca, Ricardo Lísias, Charles Bukowski e Antônio Carlos Viana figuram nos estudos aqui reunidos de modo a lançar luz sobre variados aspectos caros ao fazer literário contemporâneo, de modo a formular contornos do tempo presente na arte ocidental.

Este segundo número da Revista Contramão reúne estudos ligados ao tema corpo e suas representações e presenças na literatura contemporânea.


Texto completo:

Apresentação

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


REVISTA CONTRAMÃO -

periódico do Núcleo de Pesquisa em Literatura Contemporânea da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI.