Os caminhos do modelo educacional na obra literária Tróia: o romance de uma guerra, de Cláudio Moreno

Rayana Maria Lopes Melo, Fabiana Cristina da Silva, Luciano Silva Figueiredo, José Geovânio Buenos Aires Martins

Resumo


O trabalho em pauta aponta reflexões acerca do modelo educacional presente em Tróia: o romance de uma guerra, de Cláudio Moreno. Nesse sentido, objetivou-se identificar o modelo educativo, a similaridade docente, o perfil do educando, caracterizando os conteúdos trabalhados no processo ensinar e aprender presente no romance, de Claúdio Moreno. Teóricos como Marrou (1975), Jaeger (2003), Almeida (2012), Queiroz (2012), entre outros foram extremamente importantes para a compreensão do modelo educacional presente na obra literária. Metodologicamente é uma pesquisa qualitativa de delineamento bibliográfico. Essa investigação priorizou uma obra literária brasileira para conceituar o modelo de educação homérica, por outro lado, a cultura homérica é estudada na história, na filosofia, na sociologia, nas artes, no ensino religioso, na antropologia, dentre outras ciências.

Palavras-chave: História da Educação Grega; Guerra de Tróia; Aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

Resultado de imagem para sumarios.orgResultado de imagem para sumarios.org