Paris e a Terceira República: as tendências literárias e culturais na configuração de uma nova conjuntura histórica

Paulo Rodrigo Andrade Haiduke

Resumo


Partindo do romance de Marcel Proust (1871-1922) A la recherche du temps perdu (1913-1927)2, e articulando-o com outras fontes, como críticas, ensaios e estudos sobre a literatura, o presente artigo busca levantar alguns dos principais debates que permearam a produção cultural na França durante a Terceira República (1870-1940), fazendo desta uma conjuntura de importantes embates e transformações no campo da cultura. Usando como mote algumas das discussões levantadas na obra de Proust, sua publicação, e diversas reações que a mesma levantou, busco aqui dialogar com a historiografia específica e bibliografia mais geral, para tentar analisar e entender como diversas tendências literárias da época abordaram e produziram a partir de debates sociais, culturais, políticos e econômicos mais amplos. Assim, pretendo esclarecer como Paris se configurou como espaço crítico, mas ao mesmo tempo privilegiado, de alguns dos principais debates que permearam a modernidade no final do século XIX e início do século XX, e ao final indicar como isso acabou abrindo uma possibilidade para que os artistas e intelectuais ali se projetassem como potenciais figuras de destaque no espaço público.
Palavras-chave: Terceira República, Marcel Proust, literatura, romance, recepção.


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