“Aos ricos champagne de 1ª qualidade”: jornais impressos e consumo da elite urbana de Fortaleza nos festejos da abolição da escravidão na Província do Ceará

Edson Holanda Lima Barboza, André Victor da Silva Oliveira

Resumo


Resumo: O artigo discute o processo de modernização e formação de uma elite letrada e urbana na província do Ceará, especialmente em sua capital, durante a segunda metade do século XIX, o que possibilitou a disseminação de jornais impressos que tratavam dos embates políticos e sociais locais, entre os quais o processo abolicionista a partir de 1880 foi um dos temas mais presentes. Ao analisar os anúncios do “Gazeta do Norte”, periódico ligado aos Liberais, e do “Libertador”, vinculado aos abolicionistas da Sociedade Cearense Libertadora, percebemos como os setores supostamente progressistas entre os letrados de Fortaleza, destacavam a atuação das elites econômicas e políticas e tornavam as festividades do 25 de março de 1884, data da proclamação do fim da escravidão no Ceará, como palco para estimular padrões de comportamento e consumo. Os anúncios de mercadorias voltadas para os setores urbanos com maior poder aquisitivo para participar das comemorações abolicionistas, vão além do interesse de comerciantes em vender seus produtos, representam a articulação com os discursos da imprensa que vinculou o protagonismo da abolição cearense como ato civilizatório orquestrado pelas elites urbanas, um processo de autopromoção que justificaria a manutenção das hierarquias após o fim da escravidão.

Palavras-chave: imprensa cearense, elite urbana, anúncios, abolição.


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