AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO SOINHO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS (EVALUATION OF LEARNING IN THE SOYBEAN AGRICULTURAL FAMILY SCHOOL: CHALLENGES AND PERSPECTIVES)

Raimunda Alves Melo, Dorismar Pereira da Silva

Resumo


Este estudo teve como objetivo geral, analisar as práticas de avaliação utilizadas pelos professores na Escola Família Agrícola (EFA) do Soinho, nas disciplinas de Biologia, Química e Física. Especificamente, objetivou: conhecer as concepções dos professores sobre avaliação da aprendizagem; identificar quais instrumentos de avaliação que os professores utilizam e discutir os avanços e desafios dos processos avaliativos desenvolvidos. Em relação aos procedimentos metodológicos, realizou-se pesquisa de campo, de caráter qualitativo e descritiva, com aplicação de questionário estruturado, contendo dez perguntas abertas relacionadas ao tema em discussão. Os resultados mostram que é importante formar continuamente os professores, a fim de que eles atuem como mediadores do processo de avaliação, tornando essa prática inclusiva e não segregadora, como tem sido predominantemente, construindo assim, uma cultura da avaliação como processual e necessária à qualificação dos percursos de aprendizagem escolar.

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DOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i2.11422

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Direitos autorais 2020 Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc

ISSN: 2674-757X


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