PROFESSORES DE MATEMÁTICA INICIANTES E SUAS CONCEPÇÕES SOBRE O FRACASSO E O SUCESSO ESCOLAR (BEGINNING MATHEMATICS TEACHERS AND THEIR CONCEPTIONS ABOUT SCHOOL FAILURE AND SUCCESS)
Resumo
O trabalho aborda o fracasso escolar como desafio que atravessa o desenvolvimento de professores iniciantes de Matemática que atuam em Canindé-CE, objetivando compreender como eles concebem esse fenômeno e como esse entendimento movimenta o desenvolvimento de sua profissionalidade nos primeiros anos de exercício da docência. As reflexões decorrem de pesquisa empírica qualitativa, com dados oriundos de seis entrevistas narrativas sobre a trajetória formativa desses professores e suas concepções acerca do fracasso e do sucesso escolar, material examinado em diálogo com autores que tratam do tema e com esteio na Análise Textual Discursiva. Os dados revelam que os professores apresentam concepções de fracasso escolar associados a fatores intra-escolares ou individuais dos alunos e não fazem nenhuma relação mais macrossocial ou sociológica. Embora não manifestem associar as condições socioeconômicas de seus alunos como determinantes de suas trajetórias de fracasso escolar, esses professores, advindos da mesma comunidade em que lecionam e os primeiros de suas famílias a atingirem a Educação Superior, evidenciam compromisso com a aprendizagem de seus alunos, os quais possuem a mesma origem social. Ao relacionarmos suas narrativas acerca da trajetória de vida e escolarização desses professores e de como concebem o fracasso escolar, percebemos que essas vivências são referentes para a atuação desses professores ao darem ênfase na possiblidade de transformação social através da educação, oportunidade que eles vivenciaram em seus percursos. Reconhecem que a compreensão e enfrentamento dos desafios impostos pelas desigualdades sociais são elementos importantes na atuação docente, perspectiva que amplia e fortalece o desenvolvimento de sua profissionalidade.
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PDFDOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i2.11423
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ISSN: 2674-757X
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