RELAÇÕES ENTRE O PERCURSO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, O PIBID E O CAMPO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO IFRN

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Dayvyd Lavaniery Marques de Medeiros

Resumo


Este artigo tem o objetivo de discutir sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para o fortalecimento das práxis das licenciaturas do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), inclusive, destacando a colaboração do Programa para as escolas da rede Estadual de Educação no Rio Grande do Norte (SEEC/RN). Realça as experiências integradoras e suas relações com a educação profissional e a rede estadual de ensino do RN, no contexto de 2013 a 2018. No IFRN, o ensino superior de graduação consolida-se em cursos de tecnologia, de licenciatura e de engenharia. Nesse caso, dialogando com a função social do instituto, o planejamento e a operacionalização dessas demandas atende às necessidades sociais do Rio Grande do Norte e às finalidades legais da Instituição. A educação tem sido foco, nas últimas décadas, em face das mudanças que ocorreram nas relações sociais e produtivas e com isso ela vem sendo posta em foco, submetendo-a a permanentes questionamentos sobre o exercício e a profissionalização da docência. Esse interesse resulta em reformas educativas que se desencadeiam em muitos países, inclusive no Brasil. O PIBID pode ser considerado uma aproximação da teoria mantida pelos cursos com a prática futura em sala de aula, na rede pública de ensino, desta forma, os alunos anteciparão sua prática tendo diversas experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, com a supervisão de outros professores, que já atuam no local em 

que o trabalho está sendo desenvolvido. Foi pensando nessa relação entre o IFRN, o PIBID e a SEEC/RN que escolhemos os seguintes estudiosos para fundamentar nessas discussões: FREIRE (2013), CANAN (2012), CABRAL NETO (2005), dentre outros autores renomados na área de estudo em discussão. Assim, conclui-se que é na relação profícua entre instituições públicas, gratuitas e de qualidade e suas ações de caráter emancipador para a formação inicial de professores que teremos resultados satisfatórios na educação brasileira.
Palavras-chave: IFRN. Formação inicial de professores. Educação Profissional. PIBID.


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DOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i1.12522

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