A AULA MÁGICA DE LUIS ALBERTO WARAT: EXPANDINDO A DOCÊNCIA NO ENSINO JURÍDICO

Vinícius Maia Freitas, Liége Maria Queiroz Sitja

Resumo


O fenômeno da educação jurídica em um mundo complexo, plural, marcado por uma acentuada velocidade de informações e crescentes desigualdades sociais, assim como constantes dilemas éticos e políticos, criam o cenário com os quais os docentes se deparam para desenvolver suas ações pedagógicas nos espaços de ensinagem, diante da oportunidade de atuar face a face com estudantes, podendo despertar novos olhares, de forma criativa, crítica e significativa, indo além do raciocínio lógico-dedutivo que (a)funda a racionalidade jurídica em uma racionalidade instrumental. Este esforço de compreensão do fenômeno educacional jurídico contemporâneo é tecido à luz do subversivo professor Luis Alberto Warat, propositor da “aula mágica”, por meio da observação e análise de sua “epistemologia carnavalizada”. Avaliou-se que é possível desestabilizar o conhecimento jurídico tradicional através da alteridade, do amor, do respeito à diferença, através de um exercício educacional com tato pedagógico emancipador.

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DOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i1.12523

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