A ROBÓTICA E AS POSSIBILIDADES PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO

Crislaine de Oliveira Souza Leite, Alaíde Pereira Japecanga Aredes, Marcia Santos Melo

Resumo


Com a evolução da sociedade, houve a necessidade em criar algo que facilitasse a vida do homem, seja ela no dia-a-dia ou para realização de trabalhos específicos de modo autônomo. Esse movimento dinâmico da utilização das tecnologias perante a sociedade foi grande, comparado ao que temos hoje, a vista disso, a escola não poderia ser diferente. Neste Trabalho de Conclusão de Curso, buscamos trazer uma das tecnologias educacionais que podem ser favoráveis para a aprendizagem no ambiente escolar. O objetivo desta pesquisa está centrado em apresentar a robótica como um dos recursos para aprender matemática nas series finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Para tanto, foi utilizado como método de coleta de dados a Revisão Bibliográfica, a partir de produções cientificas já publicadas nas bases de dados do Googlo Acadêmico e Periódicos CAPES. Os dados coletados, foram categorizados em três categorias estabelecidas a posteriori, sendo elas: C1 – Robótica educacional como ferramenta centrada no ensino; C2 – Robótica educacional como ferramenta centrada na aprendizagem; C3 – Utilização da robótica educacional como metodologia no ensino e na aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i1.12531

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc

ISSN: 2674-757X


BASES E INDEXADORES

https://www.flacso.org.ar/latinrev/

https://scholar.google.com.br/citations?user=BrkNzRgAAAAJ

http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

https://www.crossref.org/

https://latindex.org/latindex/ficha?folio=29514