A EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE: PONDERAÇÕES ACERCA DA PRAXÍS PEDAGOGICA NO ESPAÇO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ana Paula dos Sando de Morais

Resumo


Este artigo tem como objetivo geral analisar a epistemologia da prática docente, para uma práxis pedagógica no espaço escolar na Educação Infantil. Nesse sentido, entendemos que o espaço escolar é fonte de vivências e experiências para criança na Educação Infantil. Como espaço de produção de saberes sobre a prática docente é um ambiente vivo que germina uma amálgama de saberes docente. Posto isso, a pesquisa buscou descrever a epistemologia da prática docente e práxis pedagógica, caracterizar a práxis pedagógica no espaço escolar na Educação Infantil e evidenciar as consequências da práxis pedagógica no ambiente escolar para o desenvolvimento integral da criança. O trabalho está fundamentado com teóricos da área que trouxeram contribuições significativas para o estudo. Entre eles:  Novoa (1999), Schon (2000), Freire (2012), Horn (2004) entre outros.A prática educativa, envolve saberes de cada nova geração e as necessidades de cada tempo. Mas, para que ocorra uma mudança educativa é fundamental assumir como uma mudança cultural. O trabalho apresenta as ponderações de grandes estudiosos sobre a prática docente, espaço escolar na Educação Infantil e a práxis pedagógica. O nosso objetivo não é limitar um tema tão rico, mas apresentarmos as análises sobre a temática.


Palavras-chave


Práxis pedagógica; Espaço escolar; Educação Infantil

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DOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i3.13250

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