ESPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE: ENSINO E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO PANDÊMICO

Jucyelle da Silva Sousa

Resumo


O presente estudo tem como objetivo apresentar algumas reflexões teóricas que possam ajudar a compreender como os docentes pelas vias remostas de ensino mediaram o processo de ensino e aprendizagem de crianças e jovens de todo Brasil, durante a modalidade de ensino remoto emergencial, causada pela pandemia do novo COVID-19. A análise bibliográfica foi o principal meio metodológico para a construção deste artigo, que tem grande importância para o entendimento de concepções sobre a epistemologia da escola na atualidade. A pesquisa bibliográfica partiu de referenciais teóricos que esclareceram sobre o conceito de epistemologia, dentre eles: Michel (2015), Tardif (2014), Pimenta (2000), Carvalho (2007). Abordamos algumas reflexões sobre os saberes docentes na prática docente, dialogando com Tardif (2014), Giroux (1997). No que tange o ensino através das tecnologias de ensino, dialogamos com Carvalho, Sousa e Tavares (2021), Moran (2015), Souza (2020). Entendemos que o processo de ensino e aprendizagem mobilizado pelas instituições escolares por vias remotas acontece por meio de metodologias ativas e uso reflexivo e criativo das ferramentas digitais interativas. É possivel entender que com as demandas e os desafios que se apresentam nas escolas, haja a necessidade de se repensar a formação dos professores, tendo como ponto de partida a diversidade de saberes essenciais à sua prática. Buscando ressignificar a racionalidade técnica de um fazer instrumental, em uma perspectiva que valorize os saberes que foram construídos, com base numa postura reflexiva, investigativa e crítica. Refletindo ao contínuo processo de aprendizagem ao longo do tempo.

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DOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i3.13256

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ISSN: 2674-757X


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