POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE E OS REFLEXOS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

Laura Maria Andrade de Sousa, Maria Valéria Santos Leal

Resumo


Este artigo é resultado da proposta de trabalho final da disciplina Tópicos Especiais em Educação II do Programa de Doutorado em Educação da Universidade Federal do Piauí. Tem como objetivo discutir as contribuições das Políticas Públicas de Formação de Professores no contexto da educação básica, para a qualidade da educação no Brasil, por meio de pesquisa bibliográfica, tendo como referência a Constituição Federal de 1988, Lei nº 9.394/1996, e a literatura estudada na disciplina bem como de outros autores que abordam a temática. Os resultados apontam que: a qualificação dos professores é um dos fatores que contribuem para o cumprimento do direito de todos a uma educação de qualidade; apesar dos avanços na política de formação implementada, ainda há necessidade de melhoria nos currículos da formação inicial e programas de formação continuada, assumindo-se a concepção da docência como profissão, fundada em conhecimentos específicos, mas também em princípios e valores profissionais, e isso exige a combinação da formação técnicocientífica
com a dimensão sociopsicopedagógica, em vista de uma formação mais
coerente, integrada e interdisciplinar; é necessário melhorar a articulação escolainstituições formadoras.


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DOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i1.13504

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ISSN: 2674-757X


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