SISTEMAS AMBIENTAIS E AGRICULTURA FAMILIAR: O REFLEXO DAS RELAÇÕES SOCIEDADE-NATUREZA NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA-CE

Pedro Ítalo Aderaldo, Marcos José Souza, Cleyber Medeiros Nascimento

Resumo


O município de Caucaia situa-se no estado do Ceará, compondo um dos 15 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O mesmo possui uma população de 325.441 habitantes e uma densidade demográfica de 265 hab./km² (IBGE, 2010). Segundo a (EMATERCE, 2012), Caucaia detém grande quantidade de agricultores familiares, em um total aproximado de 4.500 famílias. A configuração geoambiental do município é bastante diversificada. Nessa perspectiva o trabalho buscou relacionar os diferentes sistemas ambientais com os agricultores familiares, gerando a partir dessa relação sociedade-natureza o entendimento da dinâmica agrícola familiar e o aproveitamento dos recursos naturais. O estudo tem como base a análise geossistêmica, onde esta consiste na relação dos elementos naturais com o uso antrópico, formando as diferentes paisagens. A pesquisa teve como procedimentos metodológicos levantamentos bibliográficos, de dados cartográficos e aquisição de imagens de satélite em instituições públicas, recorrendo-se ao Sistema de Informações Geográficas (SIG) para integração e análise dos dados cartográficos. Como principais resultados têm-se a caracterização dos sistemas ambientais. O diagnóstico das potencialidades e limitações dos sistemas presentes. Identificação das propriedades com agricultura familiar em Caucaia e o mapeamento das respectivas abordagens.

Palavras-chave


Sistemas ambientais; Agricultura familiar; Mapeamento

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v2i1.1002

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2