O TERRITÓRIO SOBRALENSE E OS AGLOMERADOS DE EXCLUSÃO NA CIDADE MÉDIA

Lubelia Lima Silva, Francisco Clébio Rodrigues Lopes

Resumo


O artigo que se apresenta analisa a formação dos aglomerados de exclusão em Sobral-CE. Para tanto, fizemos um recorte para fins de pesquisa, sendo considerado o bairro Terrenos Novos, para discutirmos tal aspecto. Tal estudo se justifica tendo em vista as transformações observadas na cidade nos últimos anos, seja no oferecimento de atividades do ramo industrial, comerciário, serviços, fazendo com que ela consiga exercer forte expressividade na região Noroeste do estado do Ceará. Contudo, a cidade passou a ser alvo de migrações e também de novas configurações espaciais em seu espaço urbano, ocupações desordenadas, subsidiando a formação de aglomerados de exclusão, compreendidos como aglomerações urbanas que, de alguma forma, estão em situações de vulnerabilidade econômica ou social. Construímos o estudo com base na exploração bibliográfica em livros, dissertações, artigos científicos e obras que tratam sobre o espaço urbano, a cidade e os aglomerados de exclusão. Do mesmo modo, realizamos buscas em dados nos órgãos municipais e estaduais, sites das secretarias municipais de Sobral, visitas de campo ao bairro Terrenos Novos e conversas com seus moradores. Dessa reflexão, conseguimos apreender algumas conclusões, tais como, que a formação de um aglomerado de exclusão ocorre como reflexo das dinâmicas que ocorrem na cidade, tanto do aspecto da ocupação desordenada de um espaço, bem como por falta de medidas que possam subsidiar essa formação. Por fim, acreditamos que essa formação pode ser amenizada através de ações e planos urbanos eficazes para interpretar com outro olhar determinadas áreas.


Palavras-chave


Cidade Média.Aglomerados de exclusão.Políticas Públicas

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v9i3.10400

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2