IMPLICAÇÕES DA IMPLANTAÇÃO DE USINAS HIDRELÉTRICAS E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO AMAZONAS

Gean Magalhães da Costa, Hemili Vitória do Carmo Pimentel, Maria Madalena de Aguiar Cavalcante

Resumo


As unidades de conservação - UCs objetivam a preservação e a conservação dos territórios naturais a nível mundial. No Brasil, especificamente na bacia hidrográfica do rio Amazonas, há um número considerável destes territórios. Em contrapartida, há a expansão da construção de usinas hidrelétricas - UHEs nesta mesma bacia, o que ameaça as áreas de proteção. O objetivo deste trabalho é identificar a concentração de usinas hidrelétricas nas bacias formadoras do rio Amazonas, as UCs vulneráveis às intervenções de usinas hidrelétricas e as possíveis redefinições dos limites das UCs nas bacias hidrográficas dos Tapajós, Madeira e Paru. A área de estudo do presente artigo é composta pelas UCs e UHEs que estão localizadas nas bacias hidrográficas conjugadas do rio Amazonas. A obtenção dos dados ocorreu a partir das localizações das UHEs e UCs nos limites das bacias hidrográficas do rio Amazonas, por meio dos bancos de dados da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, do Instituto do Meio Ambiente - MMA e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Os resultados obtidos revelam que das 13 bacias hidrográficas conjugadas do rio Amazonas, as  bacias Tapajós, Madeira e Paru são as que apresentam a maior quantidade de usinas hidrelétricas, bem como o maior número de unidades de conservação próximas a essas usinas, caracterizando assim esses territórios como suscetíveis à redefinição de seus limites. Dessa forma, é possível concluir que é crescente a instalação de usinas hidrelétricas nas bacias hidrográficas conjugadas formadoras do rio Amazonas e que além dos impactos sociais e ambientais que estas obras de infraestrutura ocasionam, comprometem as três bacias, atingindo diretamente as unidades de conservação, descaracterizando-as e afetando as funções pelas quais foram criadas, revelando, assim, uma sobreposição dos interesses econômicos aos interesses ambientais.


Palavras-chave


Bacias Hidrográficas. Unidades de Conservação. Usinas Hidrelétricas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v9i3.10423

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2