DISCUSSÃO SOBRE A CENTRALIDADE DE SOBRAL NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO CEARENSE

Breno de Abreu Lopes, Luiz Antonio Araújo Gonçalves

Resumo


A cidade média de Sobral é um importante centro urbano-regional situado no semiárido cearense. Essa cidade apresenta, no período atual, uma dinâmica econômica que reafirma sua centralidade e papel no contexto urbano-regional da porção Noroeste do estado do Ceará. O presente artigo analisa a centralidade de Sobral no contexto do semiárido cearense a partir da proposta da nova regionalização elaborada em 2015 pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), de modo a verificar os municípios que estão dentro de sua área de influência. Os procedimentos metodológicos foram pautados na revisão bibliográfica sobre o tema, bem como a análise de documentos da proposta de regionalização do estado do Ceará em regiões de planejamento. Também foi feito o levantamento e sistematização de dados secundários que expressam a centralidade que essa cidade exerce no semiárido cearense. Conclui-se que a cidade de Sobral possui uma série de atividades que a tornam num espaço urbano funcional dentro da região semiárida cearense, por meio de equipamentos urbanos e materialidade do comércio e serviços que atendem às necessidades da população de municípios para além da região de planejamento do Sertão de Sobral.


Palavras-chave


Cidade Média. Sobral-CE. Centralidade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v9i4.11214

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2