O ESPAÇO GEOGRÁFICO ENQUANTO REFLEXÃO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Émerson Dias de Oliveira, Claudia Roseli de Mello

Resumo


O esforço em abordar a temática geográfica no meio escolar com um nível adequado de aprendizado e interessante por parte dos alunos é um desafio que historicamente tem acompanhado a Geografia Escolar. Com isso, o presente estudo se ateve em discorrer acerca das possibilidades em se desenvolver uma didática que leve em consideração a cotidianidade discente (seu espaço geográfico), tarefa essa que se apoiou em um vasto aporte bibliográfico do Ensino de Geografia. Diante disso, o desenvolvimento da percepção e pensamento espacial incute a necessidade a explorar a leitura de inúmeras geografias, uma vez que os enfoques diferenciados do espaço geográfico se posiciona enquanto uma aprendizagem para além dos saberes tradicionais historicamente refletidos nas didáticas hegemônicas da atualidade. Dessa feita, pode-se perceber que as possibilidades de aprendizagem que a Geografia remete estão muito além das limitações oferecidas nos livros didáticos escolares, cabendo ao professor dessa disciplina a incumbência de identificar caminhos alternativos e inovadores para uma aprendizagem significativa da disciplina geográfica, incluindo aí as possibilidades analíticas de perceber o espaço geográfico.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v9i4.11461

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2