O USO DO “FORTALEZA EM MAPAS” COMO FERRAMENTA GEOTECNOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

Thaís Helena Nunes da Silva, Bruna Gabriele de Oliveira Araújo Araújo, Maria Lúcia Brito da Cruz

Resumo


É fundamental compreender que os avanços tecnológicos hoje se inserem na educação, como o exemplo das geotecnologias. Mediante as aulas de Geografia no contexto do ensino de Cartografia a utilização das geotecnologias, pode representar uma ferramenta que auxilia o discente a observar e entender conceitos como: espaço, paisagem, lugar, região, escalas ou conhecer lugares geograficamente distante, assim, propiciando novas experiências. Contudo, é fundamental que os professores tenham o conhecimento sobre os diferentes tipos de geotecnologias.  Dessa forma, o estudo proposto mostra o site “Fortaleza em Mapas” como ferramenta pedagógica para os alunos de escolas no município de Fortaleza. Em decorrência do momento atípico vivenciado em todo o mundo de COVID-19, é fundamental destacar que o trabalho é uma proposta metodológica. Hoje ao trabalhar metodologias alternativas do ensino de Geografia é importante ser atrelado às competências e habilidades da BNCC, com o intuito de orientar a aprendizagem dos discentes. Práticas como esta são alicerçadas por meio da metodologia da pesquisa-ação, com a finalidade de vivenciar e analisar o objeto de estudo. Assim, o estudo pretende auxiliar docentes na construção de aulas mais dinâmicas e atrativas ao realizar a análise de diferentes bairros do município de Fortaleza. É evidenciado que a utilização de metodologias como essas podem proporcionar uma maior interação entre alunos na aula de Geografia. Sabemos o quanto é importante desmistificar a Geografia enquanto uma disciplina decorativa e mecânica em sala de aula. O site “Fortaleza em Mapas” propicia uma melhor compreensão por parte dos alunos, visto que, por se tratar de um local que faz parte do seu dia a dia, facilita a explicação e a compreensão. O intuito de utilizar essa ferramenta é propor debates em sala que promovam o desenvolvimento crítico dos alunos, além de fazê-los entender os principais aspectos de um mapa.


Palavras-chave


Geotecnologias. Ensino de Geografia. Cartografia. BNCC.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v9i4.11608

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2