CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL MULTIESCALAR DAS PAISAGENS DO SERIDÓ POTIGUAR: do envelope geográfico às regiões naturais

Diogo Santos de Medeiros Bernardino, Marco Túlio Mendonça Diniz, Lisandra dos Santos Bezerra

Resumo


O artigo tem como objetivo caracterizar, na perspectiva geossistêmica/geoambiental, as paisagens do Seridó Potiguar, seguindo uma sequência multiescalar decrescente. Essa caracterização atende ao sistema taxonômico de Georges Bertrand. Analisa-se os elementos naturais e/ou culturais de forma integrada, zelando pela funcionalidade real do objeto estudado, e salientando os diferenciais das paisagens em cada nível da hierarquia geossistêmica, seguindo a subsequente ordem: Zona, Domínio e Regiões Naturais. Essa discussão toma como base as unidades de paisagem mapeadas por Diniz e Oliveira, em 2018, atendo-se a empreender um aprofundamento do conhecimento sobre esses geossistemas: Zona Tropical; Domínio das Caatingas; e quatro regiões naturais: Planícies Semiáridas, Planaltos Sedimentares, Planaltos Cristalinos e Depressões Semiáridas. Para tal, o principal procedimento metodológico empenhado foi a revisão da bibliografia temática (geomorfológica, biogeográfica, hidrográfica, pedológica, social, econômica etc.). Nesse sentido, recorreu-se tanto à literatura consagrada, como ao estado da arte de vanguarda. Portanto, reputa-se que, com esta discussão, foi possível sintetizar os conhecimentos disponíveis sobre a região do Seridó Potiguar sem, no entanto, perder o rigor e a profundidade necessários para tal, colocando à disposição da comunidade científica um texto relativamente didático e com teor de relevância patente para os estudantes e entusiastas da área em estudo.


Palavras-chave


Seridó. Geossistemas. Síntese. Estado da arte. Unidades de Paisagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v10i01.12535

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2