TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS DA PESQUISA E DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

Letícia de Matos Dias, Edevaldo Aparecido Souza

Resumo


Este trabalho discorre sobre as manifestações culturais da Folia de Reis em São José dos Quatro Marcos/MT e a Dança do Congo em Vila Bela da Santíssima Trindade/MT em tempos de pandemia. O objetivo é compreender sinteticamente algumas mudanças das manifestações culturais, no atual contexto de pandemia global do Covid-19. Ressalta-se que este trabalho é parte integrante de uma dissertação intitulada “Práticas culturais e identidades coletivas na Folia de Reis em São José dos Quatro Marcos e na Dança do Congo em Vila Bela da Santíssima Trindade, em Mato Grosso”, de onde advém a metodologia e o arcabouço teórico. A Folia de Reis e a Dança do Congo são manifestações culturais que permeiam o processo histórico de formação brasileira, bem como a organização sociocultural do espaço. Assim, a metodologia consiste na observação participante, valorizando a experiência, o sujeito e seus sentimentos, trabalhando inclusive com a subjetividade e informalidade nas formas de interação. Tal proposta metodológica contrasta com o contexto pandêmico da atualidade, trazendo algumas contenções relativas à realização do trabalho de campo, tendo em vista que as práticas culturais se incluem nas novas regras sanitárias. Os resultados obtidos evidenciaram a importância da Folia de Reis e da Dança do Congo em seus respectivos lugares de vivência, como manifestações e um ato de resistência no meio social, em processo de ressignificação, impondo uma constante relação entre memória e rememoração. As mudanças mais drásticas ocorrem na ruptura das representações presenciais, fazendo com que os saberes e práticas se tornem uma memória virtual, por vezes partilhada em redes sociais e streaming. Quando nos referimos de modo específico às práticas culturais deste estudo, notou-se uma constante nostalgia e reorganização dos espaços em torno de uma divindade. Por conseguinte, a memória, a formação de uma lembrança em relação aos seus grupos de referência é o que permanece, resiste e persiste nos tempos tão incertos, onde a fé “é um esteio, e esperança em dias melhores

Palavras-chave


Folia de Reis. Dança do Congo. Vila Bela da Santíssima Trindade. São José dos Quatro Marcos. Covid-19

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v10i2.12788

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2