CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ-CE COMO SUBSÍDIO AO PLANEJAMENTO AMBIENTAL E GESTÃO TERRITORIAL

Caroline Domingos de Amorim, Caroline Vitor Loureiro, Carlos Henrique Sopchaki

Resumo


O conhecimento das características ambientais é um passo fundamental para entender o funcionamento, organização e dinâmica dos geoambientes. A presente pesquisa objetivou realizar a caracterização dos elementos componentes do sistema ambiental, sendo eles: vegetação, solo, geologia, geomorfologia e aspectos hidroclimáticos do município de Quixadá. Para isso, foram adotadas as seguintes etapas metodológicas: levantamento bibliográfico, levantamento cartográfico, produção de mapas temáticos e trabalho de campo. Os resultados apresentaram que o município possui características típicas do clima tropical quente semiárido com temperaturas variando entre 26ºC a 28°C e precipitação pluviométrica no entorno de 800mm anuais, concentrada nos meses de fevereiro a abril. Em relação aos tipos de solos, destacam-se: o Planossolo, Neossolo, Luvissolo, Argissolo e Vertissolo recobertos por vegetação de Savana estépica arbustiva, arborizada ou florestada. Sobre os aspectos geológicos estão presentes unidades litoestratigráficas datadas do cenozoico, neoproterozoico e paleoprotezoico com predomínio de rochas do embasamento cristalino. Do ponto de vista geomorfológico, o município apresentou as seguintes unidades: Superfície sertaneja aplainada e dissecada, Campos de inselbergues e Cristas residuais, Maciço residual serra do Estevão e Planície fluvial. A análise desses diferentes componentes da paisagem, permite o fornecimento de informações que podem subsidiar o planejamento ambiental e gestão do território.


Palavras-chave


Sistemas ambientais. Meio físico. Semiárido. Mapas temáticos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v10i3.12977

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2