MAPEAMENTO E ANÁLISE DA DINÂMICA DE OCUPAÇÃO NA BACIA DE ENTRE-RIBEIROS – MG, NOS ANOS DE 1975, 1989 E 2008

Vitor Vieira Vasconcelos, Renato Moreira Hadad, Paulo Pereira Martins Junior

Resumo


Por meio de sensoriamento remoto e de estudos do uso do solo já existentes, foi proposto um mapeamento multi-temporal de ocupação para a Bacia do Ribeirão Entre-Ribeiros. Foram mapeados os anos de 1975, 1989 e 2008, conjugando técnicas de Análise de Componentes Principais e Tasseled Cap. Em seguida, foram perquiridos e comparados os mapas dos períodos analisados, ao que se demonstrou o avanço das áreas agrícolas, especialmente as de irrigação. Foi realizada, também, uma análise das relações entre processos econômicos, ambientais e sociais. Por fim, procurou-se avaliar como as transformações verificadas no uso do solo estão vinculadas aos atributos ambientais da região de estudo e aos sistemas produtivos agropecuários. Constatou-se como o avanço da ocupação agrícola nas áreas mais planas de baixada, especialmente a de agricultura irrigada, impeliu as áreas com predomínio de pecuária para as regiões de relevo ondulado e suave ondulado, o que ocasionou uma maior destruição e fragmentação dos ecossistemas naturais.

Palavras-chave


Agropecuária; Sensoriamento Remoto; Análise de Componentes Principais; Tasseled Cap; Uso do Solo; Meio Ambiente

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v2i2.1397

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2