FORMAÇÃO, CONCEPÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES DE CARTOGRAFIA NA GEOGRAFIA ESCOLAR DA CIDADE DE CAJAZEIRAS, PARAÍBA
Resumo
As práticas de ensino em Cartografia na Geografia Escolar constituem-se em importantes metodologias para o desenvolvimento do raciocínio geográfico dos alunos. Diante desse contexto, o objetivo do presente artigo é compreender a formação, a concepção e as práticas de ensino em Cartografia de professores de Geografia do 6º ano da cidade de Cajazeiras, estado da Paraíba. Metodologicamente, a pesquisa possui uma natureza aplicada, uma abordagem quali-quantitativa e um objetivo exploratório da realidade a partir da entrevista dos seis professores de Geografia das três escolas públicas com maior número de matrículas da referida cidade afim de conhecer a concepção dos mesmos, passando pelo processo de formação inicial até as práticas cartográficas adotadas em sala de aula a partir de quatro recursos didáticos modelo: maquete de relevo com curvas de nível, mapa mudo impresso, jogo de coordenadas geográficas e software Google Earth Pro. Entre os resultados podemos destacar a restrita abordagem escolar da Cartografia no processo de formação inicial e continuada dos professores, além da compreensão da Cartografia principalmente como conteúdo e não como linguagem geográfica. No tocante as práticas a partir dos quatro recursos modelo, constata-se apenas a utilização das maquetes em poucas situações e de forma mais lúdica. Os fatores que impedem ou dificultam a não utilização dos demais recursos pelos professores é a falta de infraestrutura escolar, a indisponibilidade de recursos cartográficos e a falta de domínio de alguns conteúdos relacionados à Cartografia.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i2.13992
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
ISSN 2317-3491
A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.
A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef
Qualis/CAPES A2