GEOPATRIMÔNIO E GEOCONSERVAÇÃO: propostas para as cachoeiras do Parque Nacional de Ubajara, Ceará, Brasil

Suedio Alves Meira, Edson Vicente da Silva, Marcos Antonio Leite do Nascimento

Resumo


Este artigo realiza o inventário, a avaliação quantitativa e propõe estratégias de valorização para cachoeiras do Parque Nacional de Ubajara (Ceará, Brasil) com valor excepcional nos critérios turístico e educativo. O estudo se embasa em conceitos e métodos da Geoconservação, campo de grande importância para a conservação ambiental. Realizou-se o inventário de locais de interesse geológico (LIGs), com auxílio de trabalhos de campo, a avaliação quantitativa, segundo método do Serviço Geológico Brasileiro, e a valorização, com emprego de estratégias de interpretação ambiental. Os três LIGs na área de pesquisa (Cachoeira do Pinga, Circuito das Cachoeiras e Cachoeira do Pajé) foram classificados como geossítios de relevância nacional devido ao potencial científico, turístico e educativo. Como estratégia de valorização são propostos um painel e dois folhetos interpretativos. As cachoeiras configuram uma feição geomorfológica de grande apelo turístico e educativo, o que as diferenciam em meio as estratégias de geoconservação.  


Palavras-chave


Geodiversidade. Geossítio. Ibiapaba. Geomorfologia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i2.14237

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2