PAISAGEM URBANA: IMPACTOS NA CONFIGURAÇÃO E AMBIENTE URBANOS DECORRENTES DA FORMA DE APROPRIAÇÃO E OCUPAÇÃO DO ESPAÇO NA PROVÍNCIA DE LUANDA/ANGOLA

Khokhy Sefo Maria Barros, Edson Vicente da Silva, José Tito Morais, Orlando Inácio Jalane

Resumo


As inundações em zonas urbanas têm um impacto significativo, afetando tanto a sociedade quanto o meio ambiente, resultantes de diversos fatores. A província de Luanda, tem sofrido nas últimas décadas um processo de expansão urbana contínua e desordenada devido aos elevados movimentos migratórios. Neste contexto, este trabalho visa analisar os impactos causados pelo crescimento populacional nas zonas urbanas ao longo dos últimos 40 anos, especialmente em relação as áreas propensas a inundações em Luanda. A pesquisa foi realizada a partir de um recorte temporal que considera os anos 1975, 2002 e 2022, com maiores fluxos de emigração populacional e ocupação em Luanda, foram definidos critérios de coleta de dados baseados em questionários e entrevistas, bem como visitas de campo com matérias topográfico, drones e cartas cartográficas no apoio ao levantamento de dados, e para a análise das vulnerabilidades e riscos socioambientais foi usado o software QGIS 3.2 de geoprocessamento e R para interpretação estatística. Os resultados indicam que o crescimento populacional, aliado a um planejamento urbano inadequado, tem contribuído substancialmente a um nível muito alto para o aumento da vulnerabilidade socioambiental em Luanda, estes fatores tem impactado significativamente de maneira muito alta a qualidade de vida da população, refletindo-se a um muito baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Além disso, a concentração populacional em áreas propensas a inundações tem resultado em vários deslizamentos de terra, afogamentos e até mesmo mortes em Luanda. A pesquisa revela que a expansão desordenada e o inadequado planejamento urbano são fatores críticos que agravam as condições de vulnerabilidade socioambiental, enfatizando a necessidade urgente de políticas de gestão urbana que mitiguem os impactos das inundações e promovam o desenvolvimento sustentável da província de Luanda.


Palavras-chave


Paisagem. Vulnerabilidade. Inundação. Zonas urbanas. Socioambiental

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v13i2.14663

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2