ESTIAGEM PROLONGADA E O COLAPSO DE ABASTECIMENTO HÍDRICO EM CURRAIS NOVOS – RIO GRANDE DO NORTE

Jurandir Rodrigues de Mendonça Júnior, Juliana Felipe Farias, Maria da Conceição de Souza Mendonça, Joana D'arc Freire de Medeiros

Resumo


Longos períodos de estiagem podem trazer desafios para a gestão dos recursos hídricos, sobretudo em regiões semiáridas. O período de seca aliado à poluição hídrica pode desencadear a eutrofização, reduzindo a qualidade da água e alterando o metabolismo do ecossistema, além de comprometer o abastecimento público e outras demandas. O objetivo do presente trabalho foi avaliar os impactos ambientais e sociais causados por um longo período de estiagem (2011-2021) no município de Currais Novos, no estado do Rio Grande do Norte. Dados de volume, precipitação e dados da literatura retratam o cenário ambiental de seca do reservatório que abastece a cidade. Além disso, dados do total populacional, volume consumido per capita durante o período de estudo nos oferece o panorama de como se deu o serviço de abastecimento de água no município. Os resultados mostram que a seca severa impactou na qualidade da água em função do baixo volume, alto nível de eutrofização e assoreamento. Consequentemente, este cenário trouxe colapso no abastecimento público, já que o desenvolvimento populacional não acompanhou a disponibilidade de água do reservatório. Alerta-se para a necessidade de estudos integrados que possam avaliar os aspectos ambientais e sociais para auxiliar na melhor gestão dos recursos hídricos.  


Palavras-chave


Estiagem. Recursos hídricos. Abastecimento de água.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v13i2.14704

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2