PAPÉIS, PLACAS E “PAPOS”: UM MERGULHO NOS ARQUIVOS E NA MEMÓRIA DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, CEARÁ

Jorn SEEMANN, Bruna dos Santos MOREIRA, Lidiane Bernardo GOMES

Resumo


O presente trabalho relata os resultados e problemas de uma pesquisa qualitativa sobre a reconstrução do passado do Curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri que completou 50 anos no dia três de março de 2014. O artigo discute métodos qualitativos para o estudo geográfico de arquivos e memoria e apresenta detalhes sobre as informações extraídas no acervo do Departamento de Ensino e Graduação (DEG) que é responsável pelo armazenamento da documentação (históricos e diários) do Curso de Geografia e dos demais cursos. Com base nos resultados deste estudo, foram apontados pontos críticos deste tipo de pesquisa, com o intuito de indicar possíveis caminhos para estudar micro espaços acadêmicos.


Palavras-chave


Arquivos; Espaços acadêmicos; Memória; Métodos qualitativos; História da Geografia; Geografias menores.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v4i02.3217

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2