GEOINFORMAÇÃO NA ABORDAGEM DE PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS: aplicação do IDG no município de Horizonte, estado do Ceará

Emanuel Lindemberg Silva ALBUQUERQUE, Cleyber Nascimento de MEDEIROS, Marcos José Nogueira de SOUZA

Resumo


Devido à expressiva expansão demográfica diagnosticada no município de Horizonte nas últimas duas décadas, torna-se imprescindível a introdução de novas metodologias que busquem compreender as características ambientais e socioeconômicas de forma integrada. Dessa forma, objetiva-se no estudo em epígrafe abordar o Índice de Desempenho Geossocioeconômico (IDG) como subsídio ao ordenamento territorial do município de Horizonte, estado do Ceará. O referencial teórico-metodológico parte dos princípios da abordagem sistêmica e dos preceitos da geoinformação. A partir da compilação dos dados por georreferenciamento, foi possível estruturar a espacialização das variáveis. Baseado no IDG, calculado para os 73 setores censitários, verifica-se que 7 setores compreendem áreas de Alta Vulnerabilidade; 29 setores abrangem porções de Média-Alta Vulnerabilidade; 30 setores compreendem espaços de Média-Baixa Vulnerabilidade e 7 setores são categorizados como de Baixa Vulnerabilidade. Conclui-se que os setores censitários com Alta Vulnerabilidade e Média-Alta Vulnerabilidade encontram-se nas áreas mais vulneráveis frente às dimensões ambientais e socioeconômicas, como no perímetro urbano e nas planícies fluviais e lacustres mais densamente povoadas.

Palavras-chave


Ordenamento Territorial; Geoinformação; Vulnerabilidade

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v4i02.3510

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2