RISCOS DE IMPACTOS HIDROMETEÓRICOS NA CIDADE DE TERESINA – PI

Aline de Araujo Lima, Francisco de Assis Veloso Filho

Resumo


Os riscos ambientais podem ser identificados a partir de características naturais de cada espaço que justifica a dinâmica natural independente da ação antrópica. Em espaços urbanos isso é cada vez mais emergente para evitar danos especialmente para população mais vulnerável social e ambientalmente. Para contribuir com a discussão da problemática urbano-ambiental este trabalho tem como objetivo mapear as unidades geográficas mais propensas a acúmulo de água de acordo com o indicador forma das sub-bacias hidrográficas na cidade de Teresina (PI) a fim de que possa direcionar ações que reduzam os impactos negativos da ação das chuvas. A metodologia do trabalho foi identificar e classificar as unidades estudadas em quatro categorias: alongada/ retangular, triangular tipo A, triangular tipo B e circular, conforme a forma geométrica da sub-bacia, característica essa associada a capacidade de acúmulo de água. Dessa forma, conclui-se que existe uma estreita relação entre as chuvas e possibilidade de acúmulo de água a partir da forma de cada unidade estudada, apontando assim o risco ambiental ligada a tendência de inundação e alagamento para cada área.


Palavras-chave


Bacia hidrográfica. Riscos ambientais. Inundação. Alagamento. Características geométricas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v5i2.4562

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2