DEGRADAÇÃO AMBIENTAL, COBERTURA E USO DAS TERRAS - UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA DO MUNICÍPIO DE GILBUÉS-PI

Ivamauro Ailton de Sousa Silva, Juliana Ramalho Barros

Resumo


ocupação das terras do município de Gilbués, no sudoeste do Piauí e sua relação com a degradação ambiental e fragilidade da paisagem. A pesquisa foi elaborada com base na pesquisa bibliográfica, trabalhos de campo, elaboração de mapas temáticos construídos a partir de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento. Como resultados, o artigo, elucida que a paisagem de Gilbués apresenta intensa morfogênese e processos erosivos atuando fortemente na porção centro-sul e no tocante ao uso e ocupação apresenta expansão significativa da agricultura mecanizada na porção norte. A degradação ambiental e a configuração dos aspectos físicos teve papel relevante nas três fases socioeconômicas (pecuária, mineração e agricultura). Os três ciclos econômicos, sobretudo a agricultura mecanizada, proporcionou mudanças ambientais no decorrer dos anos, isso pode ser constatado a partir da espacialização e caracterização das formas de uso das terras enfatizados nos mapas de cobertura e uso entre 1987-2009. A análise temporal desse período, indicou a ocorrência de mudanças conjunturais na região de Gilbués, como por exemplo, a expansão da área agrícola em áreas de cerrado denso e consequentemente a subtração da cobertura vegetal na porção norte, aumento da produtividade, ampliação de áreas de solo exposto/areais e a ocorrência de impactos na paisagem, tais como: assoreamento dos mananciais, potencialização de sulcos, ravinas e voçorocas e dissecação do relevo.

Palavras-chave


Dinâmica da Ocupação da Terra; Degradação ambiental; Gilbués

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v5i2.4858

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2