COMPARTIMENTAÇÃO GEOECOLÓGICA DA SUB-BACIA DO BAIXO RIO XINGU – AMAZÔNIA CENTRO-ORIENTAL, BRASIL

Eder Mileno Silva de Paula, Adryane Gorayebe, Edson Vicente da Silva, Antônio Jeovah Andrade Meireles

Resumo


Impulsionado pelo Governo Federal Brasileiro, já na segunda metade do século XX, foram implementados programas e projetos que promoveram a degradação da floresta e dos solos amazônicos (BECKER, 1990). A sub-bacia do baixo rio Xingu, está dentro desse contexto histórico de uso e ocupação, e vivencia a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que possui previsão de implantação total até 2021. As usinas hidrelétricas promovem impactos socioambientais irreversíveis (SOUSA, 2000; RODRIGUES, 2013), como ocorreram nas Hidrelétricas de Balbina, Tucuruí e Samuel (FEARNSIDE, 1989, 2001, 2005). A pesquisa teve por objetivo subsidiar o planejamento e a gestão ambiental da sub-bacia do baixo rio Xingu identificando os níveis de estabilidade e vulnerabilidade ambiental das 8 unidades geoecológicas mapeadas, através de análise sistêmica e holística dos componentes da paisagem.


Palavras-chave


Planejamento Ambiental; Geografia Física; Vulnerabilidade Ambiental; AHE de Belo Monte.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v5i4.5192

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2