ANÁLISE AREAL COMO SUBSIDIO AOS ESTUDOS INTEGRADOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SERIDÓ (RN/PB)

Manoel Cirício Pereira Neto

Resumo


A bacia hidrográfica é uma unidade essencial de análise e planejamento. Esse estudo tem como objetivo caracterizar os aspectos morfométricos, relacionados à análise areal da bacia hidrográfica do Rio Seridó (RN/PB), a saber: área, densidade de drenagem e o fator da forma. Foram realizadas a delimitação da bacia hidrográfica, com a extração da rede de drenagem, a partir das técnicas de geoprocessamento, com o auxílio da ferramenta hidrology do programa de sistema de informações geográficas (SIG) ArcGis 9.3 (ESRI) e auxílio das imagens SRTM (SB-24-Z-B e SD24-Z-B). Os parâmetros morfométricos, relacionados a análise areal, revelaram-se como sendo de grande relevância e potencial uso subsidiário à realização de estudos geoambientais no semiárido brasileiro, com destaque para as regiões do Seridó potiguar e paraibano.


Palavras-chave


drenagem, morfometria, Seridó.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v5i4.5215

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2