A QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DEBATE

Nágila Fernanda Furtado Teixeira, Pedro Edson Face Moura, Filipe Adan Santos da Silva

Resumo


O presente estudo discute sobre a questão do meio ambiente no contexto da globalização, enfocando a crise socioambiental que assola a sociedade contemporânea, fruto das ações antrópicas do modelo de produção capitalista, bem como os temas centrais: globalização, meio ambiente, Educação Ambiental e movimentos ambientalistas. Ademais, relata práticas de Educação Ambiental realizadas na Escola Estadual Justiniano de Serpa, com a turma de 2º ano do ensino médio, desenvolvidas por um grupo de estudantes de Geografia da Universidade Federal do Ceará-UFC e membros do movimento ambientalista Pró-Árvore. Na escola realizaram-se palestras e rodas de conversas, com os educandos, sobre a importância das árvores, seus benefícios e como preservá-las. Efetivação de oficinas práticas com plantio de mudas na escola, e distribuição de sementes aos educandos, aliando assim teoria a prática através da sensibilização dos educandos em ações concretas de Educação Ambiental. A metodologia utilizada baseou-se na investigação ação na vertente educativa. As atividades desenvolvidas na Escola Estadual Justiniano de Serpa, contaram com o engajamento de todos os educandos participantes do projeto, bem como o comprometimento desses com as ações sustentáveis visando uma conservação das árvores, através das trocas de conhecimentos relacionadas às experiências de todos os participantes do projeto. Percebe-se que os educandos adquiriram ou aprimoraram a consciência e a reflexão crítica a respeito do meio ambiente conquistando-se assim novos elementos na formação da cidadania, pautada em ações concretas de Educação Ambiental

Palavras-chave


Educação Ambiental; meio ambiente; movimentos ambientalistas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v5i4.5228

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2