CONDOMÍNIOS HORIZONTAIS RESIDENCIAIS E SUSTENTABILIDADE URBANA: TENDÊNCIAS RECENTES DA ORGANIZAÇÂO ESPACIAL NA CIDADE DE FORTALEZA-CEARÁ
Resumo
O presente artigo objetivo entender a política urbana e a gestão dos espaços urbanos sob a ótica dos condomínios horizontais residenciais na região sudeste da cidade de Fortaleza-CE. As características dos condomínios fechados atuais ou gated communities surgiram no mundo anglo-saxônico e evoluíram para formas socioespaciais relativamente autônomas do conjunto da cidade. A gestão urbana vem permitindo a mitigação da legislação através de concessão, permissão ou autorização de uso das áreas públicas para implantação de condomínios fechados na cidade de Fortaleza. Porém a gestão urbana democrática e a função social da cidade no que se refere ao interesse coletivo e a diminuição das desigualdades e da segregação socioespacial são colocadas em xeque através da expansão dos enclaves residenciais exclusivos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/equador.v5i5.5338
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
ISSN 2317-3491
A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.
A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef
Qualis/CAPES A2