ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIRACURUCA, SITUADA ENTRE OS ESTADOS DO CEARÁ E DO PIAUÍ: SUBSÍDIOS AO ESTUDO DAS INUNDAÇÕES

Francílio de Amorim dos Santos, Lucia Maria Silveira Mendes, Maria Lucia Brito da Cruz

Resumo


Os objetivos do estudo foram caracterizar os elementos geoambientais e analisar os parâmetros morfométricos (geométricos, da rede de drenagem e do relevo) da bacia de drenagem do Rio Piracuruca, localizada entre os estados do Ceará e Piauí, como forma de subsidiar pesquisas futuras voltadas ao planejamento, gestão dos recursos hídricos e minimização das suscetibilidades a inundações. As informações morfométricas foram obtidas via dados do modelo digital de elevação (MDE), a partir de cinco parâmetros geométricos, cinco da rede de drenagem e sete referentes ao relevo. As variáveis analisadas indicaram que a bacia estudada, classificada como sendo de 6ª ordem, possui baixa predisposição a inundações bruscas, devido exibir fator forma (Ff) de 0,46, índice de circularidade (Ic) de 0,34 e coeficiente de compacidade (Kc) de 1,7. As informações apresentadas devem ser associadas a outros estudos visando-se conhecer de forma sistêmica a bacia em questão.

Palavras-chave


Bacia de Drenagem; Variáveis morfométricas; Desastre Natural.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v6i2.6428

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2