PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS EM TIMON-MA: UMA ANÁLISE DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS PADRE DELFINO E JULIA ALMEIDA.

Juciara Oliveira Sousa, Jorge Martins Filho

Resumo


O Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), maior programa habitacional brasileiro nas últimas décadas, vem realizando o sonho de aquisição da casa própria de muitos brasileiros ao mesmo tempo em que vem realizando mudanças no espaço urbano da maioria das cidades brasileiras. O PMCMV atua no município de Timon-MA como vetor de crescimento da malha urbana, no entanto se faz necessário analisar os impactos socioambientais decorrentes da implantação desses conjuntos habitacionais na cidade. O presente artigo tem como objeto de estudo os conjuntos habitacionais Padre Delfino e Julia Almeida oriundos do PMCMV (na faixa de renda 1) que são os atuais vetores de crescimento urbano no sentido oeste da cidade. Foram realizados registros fotográficos espaciais, observação e coleta de dados em forma de formulários aplicados em amostras da população local e entrevista ao técnico ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do município, além da coleta de dados bibliográficos para concretizar a realização da metodologia do trabalho. Ambos os conjuntos habitacionais apresentam ausência e/ou carência de infraestruturas dificultando assim o cotidiano da população residente nos mesmos, isso sem mencionar a localização espacial dos conjuntos habitacionais tornando a população marginalizada mediante esse aspecto peculiar. Além do impacto social existente, foi evidenciado impacto ambiental em ambos os conjuntos habitacionais devido entre outros fatores, a retirada da vegetação nativa para a construção dos mesmos. Portanto o presente artigo propõe uma melhoria dos aspectos infra estruturais dos conjuntos estudados e o desenvolvimento de projetos ambientais que resgatem a vegetação nativa tanto da área dos conjuntos estudados como do seu entorno.

Palavras-chave


Minha Casa Minha Vida; Impacto socioambiental; Crescimento Urbano; Conjuntos Habitacionais; Timon/MA

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v8i1.7357

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista da Pós-graduação em Geografia, do Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI

 ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef.