PAISAGEM GEOMORFOLÓGICA E GEOGRAFIA AMBIENTAL DO MACIÇO DO PEREIRO, ESTADO DO CEARÁ, NORDESTE DO BRASIL

Jadson Gurgel Martins, Vanda Claudino-Sales

Resumo


O presente trabalho analisa a geografia do Maciço do Pereiro, situado na divisa entre os estados do Ceara, Rio Grande do Norte e Paraíba, particularmente em termos de paisagem geomorfológica e características geoambientais, a partir das metodologias “análise morfoestrutural” e “análise ambiental”. Esse relevo caracteriza-se como um maciço cristalino situado na divisa entre os estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Sua origem data do Cretáceo Médio (em torno de 120 milhões de anos), associada com a divisão entre a América do Sul e a África. A evolução terciária é caracterizada pela intervenção de climas secos, os quais esculturaram os volumes de relevo soerguidos no Cretáceo. Do ponto de vista ambiental, coloca-se a existência de clima sub-úmido, o qual controla a evolução dos solos e da cobertura vegetal. Do ponto de vista social, verifica-se que o conjunto do maciço representa um vazio populacional, a exceção de uma faixa urbanizada, relativa à Cidade do Pereiro. Apesar das dimensões e particularidades espaciais e geográficas da Serra do Pereiro, a área é pouco estudada do ponto de vista geográfico e ambiental, sendo esse o primeiro trabalho realizado com tal perspectiva. 


Palavras-chave


Paisagem geomorfológica, análise ambiental, Serra do Pereiro, maciços cristalinos do Ceará.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v8i1.8154

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2