APTIDÃO CLIMÁTICA PARA O CULTIVO DE CAJU NO MUNICÍPIO DE RECIFE, PERNAMBUCO, BRASIL

Jaqueline Fernandes de Medeiros Duarte, Raimundo Mainar de Medeiros

Resumo


O estudo exibem os fatores climáticos, balanço hídrico e classificação climática para o cultivo do caju para o município do Recife. Utilizaram-se séries mensais e anuais de precipitação e valores mensais e anuais de temperatura do ar adquiridos do Instituto Nacional de Meteorologia, para o período de 1962 a 2015. A técnica de classificação e aptidão climática utilizando-se dos índices de deficiência hídricas não fornecem subsídios de alta confiabilidade para a área estudada. A determinação dos componentes do balanço hídrico permitiu um maior conhecimento da realidade climática da área, ao mesmo tempo em que oferece condições de compatibilização entre a água retida no solo e as diferentes formas de utilização do mesmo, objetivando a minimização dos riscos para a agropecuária e para as populações.


Palavras-chave


deficiência e excedente hídrico; evapopluviograma; irrigação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v8i1.8525

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2