O ENSINO DA GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DOS SEUS CONCEITOS FUNDAMENTAIS: ESPAÇO, LUGAR, TERRITÓRIO, REGIÃO E PAISAGEM

Émerson Dias de Oliveira, Suéllen Mattei Praczum, Pâmella Fernanda Romano, Thawana Proênça Yamashita

Resumo


A Geografia enquanto uma ciência que volta em explicar e situar a realidade social se caracteriza por ser mais bem destacada quase sempre a partir dos anos finais do Ensino Fundamental, sendo que mesmo assim esta é secundarizada perante as demais disciplinas. Portanto, apenas nos cursos superiores específicos desta disciplina é que os seus conceitos fundamentais passam a serem discutidos mais intensamente. Assim, ao longo de todo o percurso estudantil, a Geografia se coloca enquanto um saber dissociado da realidade discente, resultando em desinteresse e secundarização da Geografia escolar. Desta feita, o presente estudo traz à tona a importância que a contextualização dos conceitos geográficos possui no ensino desde os primeiros anos de estudo da criança e evidencia o papel do professor neste desafio. Para tanto, coloca-se uma breve discussão acerca dos principais conceitos geográficos, um discurso que busca aproximar o cotidiano discente e as reflexões teóricas desta ciência. Enfim, um desafio que exige toda uma reestruturação da prática docente, do papel da escola neste processo e, principalmente, um maior cuidado nos cursos de licenciatura em Pedagogia, pois é desde a formação do professor (a) que este cuidado deve ser frisado, mostrando a importância que esta metodologia exerce na formação de cidadãos críticos e ciente do seu papel na sociedade.


Palavras-chave


Geografia escolar; Conceitos geográficos; Pedagogia; Ensino; Escola.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v8i1.8675

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2