CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA E BALANÇO HÍDRICO PELO MÉTODO DE KÖPPEN E THORNTHWAITE DO MUNICÍPIO DE BARBALHA, CEARÁ, BRASIL

Raimundo Mainar de Medeiros, Romildo Morant Holanda

Resumo


Objetiva-se realizar as classificações climáticas através dos modelos de Köppen e Thornthwaite e Mather para a área do municipio de Barbalha – CE com o intuito de subsidiar projetos de desenvolvimento, planejamento e ocupação agrícola, bem como, contribuir para a utilização racional de terras do Estado, gerando informações esta muito importante para a racionalização das suas diversas atividades produtiva e de políticas agrícolas.   Utilizou-se dos valores médios mensais de precipitação e temperatura do ar adquiridos do banco de dados da estação meteorológica pertencente ao Instituto Nacional de Meteorologia Correspondente ao período de 1973 a 2018, com o intuito de gera informações para os tomadores de decisões governamentais. A Classificação climática de Köppen é baseada principalmente na quantidade e distribuição de precipitação e temperatura, anual e mensal. Os elementos de temperatura e precipitação constituem critério inicial para a divisão dos tipos de clima. Embora seja registrada grande variabilidade pluvial, é recomendado o plantio de sequeiro e familiar com o preparo da terra no mês de novembro e dezembro e seus plantios ocorrendo entres os meses de janeiro a abril, épocas de maiores índices pluviométricos. As classificações climáticas resultantes demonstraram sensível a orografia local, aos índices pluviais e as flutuações das temperaturas médias. As classificações climáticas de Thornthwaite consentiram separar eficazmente os climas na área em estudo. A metodologia utilizada neste artigo está consistências com diversos estudos sobre a região nordeste e em especial para a região de transição entre semiárido e cerrado. Salienta-se que os regimes pluviométricos e as variações das temperaturas foram determinantes para os cálculos e sua distribuição espacial


Palavras-chave


Deficiência e Excedente hídrica; Índices climáticos; Evapotranspiração; Evaporação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v8i3.9132

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2