VILEGIATURA MARÍTIMA: Urbanização litorânea e conflitos socioambientais na região metropolitana de Fortaleza

Edson Oliveira de Paula, Leidiane Priscilla de Paiva Batista, Eustógio Wanderley Correia Dantas

Resumo


O avanço das práticas marítimas modernas ampliou a relevância do litoral para as sociedades ocidentais. O processo de urbanização litorânea no Nordeste brasileiro é resultado de intenso movimento de ocupação ao longo da zona costeira. No Nordeste brasileiro, o litoral assume posição de destaque, à medida que reúne grandes núcleos urbanos, tais como as metrópoles nordestinas. A instituição das regiões metropolitanas fortaleceu essa tendência de ocupação do litoral a partir dos núcleos metropolitanos e atingiu os demais municípios litorâneos e metropolitanos. Ações do planejamento estatal nas últimas décadas contribuíram para o provimento de infraestrutura básica aos espaços litorâneos e impulsionou o turismo e a produção de residências secundárias na Região Metropolitana de Fortaleza. A ocupação do litoral tem gerado interações e conflitos socioambientais, assim como tem ameaçado o equilíbrio natural da zona costeira e suas dinâmicas de troca de matéria e energia.

 



Palavras-chave


Segundas residências; Planejamento estatal; Zona Costeira.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v8i2.9146

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2