AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Francisco Hermínio Ramalho Araújo, Eloiza Lima Souza Diniz, Marco Túlio Mendonça Diniz

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma estão sendo abordados as temáticas físico-naturais no ensino de Geografia. Sob a hipótese que esses temas podem ser trabalhados na Geografia escolar numa perspectiva integrada sem dissociá-los do social, podendo promover uma aprendizagem significativa. Para realização do mesmo foi utilizado como metodologia: revisão bibliográfica sobre a teoria geossistêmica, revisão de dois livros didáticos do 6º ano do ensino fundamental e do 1º ano do Ensino médio, ambos adotados na Escola Estadual Professora Claudeci Pinheiro Torres (EEPCPT), localizada no município de São Rafael do estado Rio Grande do Norte. Como resultados foi possível perceber que os livros didáticos permanecem utilizando-se pouco da teoria geossistemica em seus conteúdos e que os conteúdos são apresentados de forma fragmentada com destaque para quantidade enciclopedismo, conceituações e poucas questões problema que despertem o raciocínio geográfico do aluno.


Palavras-chave


Temas físico-naturais; Geossistema; Ensino de Geografia; Livro didático.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v8i2.9232

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2