O USO DO SENSORIAMENTO REMOTO NOS ESTUDOS DE GEOECOLOGIA DAS PAISAGENS: um estudo de caso sobre o Alto Curso da Bacia Hidrográfica do Rio Potengi – RN (ACBHRP-RN)

Miquéias Rildo de Souza Silva, Juliana Felipe Farias

Resumo


Os problemas ambientais causados pelas ações antrópicas são cada vez mais evidentes, principalmente pelo uso indiscriminado do solo, ocasionando sérios problemas à sociedade. Nesse sentido, os estudos sobre planejamento ambiental têm sido desenvolvidos com o objetivo de conscientizar quanto à utilização adequada do solo, através de métodos que envolvam procedimentos de coleta e análises de informações que contribuam nesse processo. A bacia hidrográfica tem sido utilizada como unidade de planejamento, por entender que esta unidade espacial permite uma análise integrada entre os elementos que a compõe. A Geoecologia das Paisagens tem mostrado eficiência nestes estudos. Através de uma análise sistêmica, busca identificar as potencialidades e limitações das unidades de paisagem, fornecendo subsídios que possibilitem a utilização consciente dos recursos naturais. O sensoriamento remoto tem se mostrado um importante instrumento para utilização neste processo. Dessa forma, foram utilizados dois produtos de sensoriamento remoto: as imagens do Radar SRTM e as imagens do satélite LANDSAT 8, para demonstrar suas potencialidades na pesquisa em curso realizada no Alto Curso da Bacia Hidrográfica do Rio Potengi – RN (ACBHRP-RN). Por meio da utilização de SIG’s, estas imagens foram processadas, resultando em produtos cartográficos, como o mapa altimétrico e o mapa de cobertura do solo.


Palavras-chave


Geotecnologias; Planejamento Ambiental; Recursos Hídricos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v8i2.9235

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2