ANÁLISE DOS SISTEMAS AMBIENTAIS DO ALTO CURSO DA SUB-BACIA DO RIO JAIBARAS (CE)
Resumo
A preocupação mundial com a disponibilidade dos recursos naturais é crescente principalmente no tocante aos recursos hídricos, sendo a água um bem de patrimônio público que sustenta as mais variadas formas de vida. As atenções no que diz respeito à sua conservação e preservação devem ser redobradas, principalmente quando se trata de áreas semiáridas como é o caso do Nordeste brasileiro. Em condições de semiaridez, os sistemas hídricos tornam-se cruciais ao desenvolvimento regional e à qualidade de vida das populações locais, o que justifica o objetivo da presente pesquisa que é o de analisar os sistemas ambientais do alto e médio curso da sub-bacia hidrográfica do Rio Jaibaras, que se localiza na região Noroeste cearense, próximo ao sopé da Serra da Ibiapaba. O estudo ressaltará o sistema fluvial e a condição ambiental relacionando a qualidade das águas do maior reservatório de água inserido na referida sub-bacia, o açude Taquara. Para tanto, efetuou-se levantamento bibliográfico e documental, além de etapas iniciais de trabalhos de campo, registrando-se os principais problemas ambientais que envolvem o açude Taquara, incluindo registros fotográficos e conversas informais com moradores locais.
Palavras-chave: Semiárido. Recursos Hídricos. Análise ambiental.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/equador.v8i2.9244
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
ISSN 2317-3491
A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.
A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef
Qualis/CAPES A2