BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO AREADO, MINAS GERAIS: CARACTERIZAÇÃO DAS UNIDADES GEOLÓGICAS, GEOMORFOLÓGICAS E SOLOS

Juberto Babilônia de Sousa, Flávio Rodrigues Nascimento, Celia Alves Souza

Resumo


O estudo objetivou identificar as ocorrências geológicas, as unidades geomorfológicas e a distribuição pedológica da bacia hidrográfica Ribeirão Areado/Alto Francisco, Minas Gerais. Para a realização da pesquisa alguns procedimentos foram necessários: compilação de mapas a partir de dados temáticos (geologia, geomorfologia, hidrológico e pedológico). Utilizou-se da tecnologia dos Sistemas de Informações Geográficas ArcGIS® para elaboração dos mapas e trabalho de campo para reconhecimento e validação de informações. Como resultados, registraram três ocorrências litológicas na bacia, a Formação Areado é caracterizada por arenitos, siltitos e folhelhos, ocupa a maior porção da área da bacia, 297,30 km2. O Grupo Mata da Corda (rochas vulcânicas e vulcanoclásticas) é representada por tufitos, ocupa 81,20 km2 da bacia e o Grupo Bambuí (rochas metassedimentares) é representado por siltitos, arcósios filitos quartzitos, argilitos e folhelhos intercalados com calcário e dolomitos, ocupa 62,40 km2 da bacia. A bacia hidrográfica do Ribeirão Areado possui três unidades geomorfológicas distintas: a superfície de aplainamento tabular, superfície dissecada e vales encaixados. Os solos denominados de classes dominantes e associações são diversificados quanto à classificação, em razão, principalmente, da diversidade do material de origem e posição topográfica presentes ao longo da bacia, os Latossolos Vermelho-Amarelos (Distróficos e Distroférricos) predominam ocupando 222,65 km2 na bacia.


Palavras-chave


Bacia hidrográfica. Geológicas. Geomorfológicas. Pedológicas

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v9i2.9380

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2