BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO BUGRES: CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS E MORFOLÓGICAS, MORFOMÉTRICAS E A DINÂMICA FLUVIAL

Evandro André Félix, Celia Alves Souza, Juberto Babilônia Sousa

Resumo


O presente estudo teve como objetivo analisar as características ambientais e morfológicas, a morfometria e a dinâmica fluvial na bacia hidrográfica do rio Bugres. A caracterização ambiental foi realizada com uso da base de dados em arquivos no formato vetorial (shapefile), disponibilizada pelo Serviço Geológico do Brasil Secretaria Estadual de Planejamento de Mato Grosso, Imaflora e Instituto SOS Pantanal. Os dados e informações morfológicas e morfométricas foram gerados a partir de MDE Topodata do INPE. A batimetria utilizando o sonar Garmim GPSMAP, a velocidade do fluxo com o molinete fluviométrico e os sedimentos em suspensão coletados na garrafa de Van Dorn. Na análise dos sedimentos de suspensão utilizou-se o método de evaporação. Para fracionamento do material de fundo e de feições deposicionais em areia (grossa, média e fina), silte e argila, utilizou-se o método de pipetagem dispersão total. Nas seções transversais a vazão variou entre 8,82 m³.s-1 e 97,03 m³.s-1, a descarga sólida variou de 76,20 ton/dia, a 1.224,91 ton/dia, houve predomínio de areia fina nos sedimentos de fundo. Os dados da dinâmica fluvial e análise morfométrica das sub-bacias revelam influência dos aspectos ambientais e morfoestruturais no comportamento hidrológico da bacia.


Palavras-chave


Características ambientais. Morfometria. Dinâmica fluvial

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v9i2.9382

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2