AVALIAÇÃO AMBIENTAL DE NASCENTES NA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO DAS PITAS-MT, BRASIL

Alfredo Zenen Dominguez Gonzalez, Vanusa Mariano Santiago Schiavinato

Resumo


 

Considerando os efeitos da degradação das áreas de nascentes na vazão dos rios e córregos da região sudoeste de Mato Grosso, esta pesquisa objetivou avaliar os impactos ambientais decorrentes das ações antrópicas sobre nascentes situadas em propriedades rurais da sub-bacia hidrográfica do córrego das Pitas, visando subsidiar a sua proteção ou recuperação. Como procedimentos metodológicos foram utilizados a observação in loco nas áreas de nascentes, nas épocas de chuva e de seca, para avaliar a sua degradação ambiental com base em parâmetros macroscópicos, e identificar os fatores impactantes. Os resultados evidenciam que a intensa ocupação da sub-bacia atingiu às nascentes, gerando diversos impactos ambientais nelas, pelo descumprimento da legislação vigente sobre o tema. Neste sentido, a determinação do Índice de Impacto Ambiental em Nascentes mostrou o predomínio das classes Ruim e Péssima, devido à falta de proteção, que favoreceu o desmatamento e a intensa utilização que sofrem as áreas de nascentes estudadas.




Palavras-chave


Nascentes. Ocupação. Impactos ambientais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v8i3.9396

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2