CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA DE KÖPPEN PARA O ESTADO DO PIAUÍ – BRASIL

Raimundo Mainar de Medeiros, Enilson Palmeira Cavalcanti, Jaqueline Fernandes de Medeiros Duarte

Resumo


O modelo de classificação de Köppen é o mais utilizado no Brasil, em virtude da abordagem com diversos cultivos agrícolas e devido à menor exigência da fórmula para determinação do mês úmido ou seco. Objetiva-se realizar a classificação climática utilizando-se o modelo da classificação de Köppen para o Estado do Piauí com a elaboração do mapa. A série pluviométrica utilizada foi de 219 municípios distribuídos no Estado. Utilizou-se do método de interpolação de krigagem pelo software Surfer 8 para espacialização dos resultados. Os regimes pluviais e as flutuações das temperaturas médias foram decisivos para os cálculos e sua distribuição espacial. O modelo de classificação de Köppen na área estudada identificaram três características climáticas: do tipo climático “Aw” em 111 municípios, o clima do tipo semiárido quente, com chuvas de verão e inverno seco (BSH) registra-se em 56 municípios e o tipo climático “As” predominando em 52 municípios. O modelo de classificação climática de Köppen é eficiente somente para o macro escala e, com baixa capacidade de separação de tipos de climas levando-se em consideração a temperatura do ar, a precipitação pluvial e os resultados do balanço hídrico.


Palavras-chave


Tipos e Índices Climáticos; oscilações térmicas; Método da Krigagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v9i3.9845

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2