O BULLYING NA ESCOLA: COMO ALUNOS E PROFESSORES LIDAM COM ESTA VIOLENCIA?
Resumo
Esta pesquisa teve como objeto de estudo a percepção de professores e alunos de escolas públicas estaduais do município de São João do Piauí em relação ao bullying escolar entre alunos do ensino médio. O tema bullying tem sido estudado largamente nos campos da Educação, Psicologia e Direito, entre outros, referindo-se a atitudes hostis, agressivas e mesmo violentas que sistematicamente ocorrem nas relações interpessoais em contextos grupais. A pesquisa pretendeu contribuir com seus resultados para que estudantes e profissionais dos campos da Educação e Psicopedagogia ampliem as reflexões sobre o tema e, ainda, discutir possíveis intervenções que possam prevenir ou minimizar o efeito do bullying escolar. Definiram-se como objetivos a serem alcançados analisar, no âmbito teórico, os temas socialização, atitudes, crenças, preconceitos sociais, formação da personalidade moral, bullying e educação moral e realizar pesquisa empírica sobre a percepção de professores e posicionamento de alunos sobre o bullying escolar. Optou-se pela pesquisa metodológica empírica de base qualitativa, utilizando a entrevista por questionários como instrumento para coleta de relatos, que foram interpretados com base na técnica de análise de conteúdo em sua dimensão qualitativa. Como resultado, verificou-se que o bullying está associado, em parte, a preconceitos sociais, a dificuldades decorrentes da formação moral de personalidades ligadas à fragilidade de modelos sociais encontrados no âmbito familiar e social. A pesquisa empírica revelou que os professores que dela participaram conheciam o problema, sabiam identificá-lo à luz dos parâmetros científicos e consideravam como causa a baixa autoestima das vítimas ou até mesmo dos agressores, o aprendizado de modelos agressivos oriundos das próprias famílias e o desejo do agressor de fortalecer o poder no âmbito grupal.
Palavras-chave
bullying. educação moral. ensino médio
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ISSN 2317-2754